Os Caracteres da Dança do Século 18


No século 18, o ballet possuia seus caracteres, que determinavam os personagens e a forma como bailarinos e bailarinas dançavam. Nesses vídeos é possível ver essa diferença.

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No século 18, os Caracteres da Dança desempenhavam um papel crucial no mundo do ballet. Eles eram divididos em quatro grupos: Nobre, Semi-Sério, Cômico e Grotesco (às vezes, o Cômico e o Grotesco eram combinados em um só, normalmente chamado de Caráter Cômico).

Esses Caracteres eram responsáveis por definir a forma como os bailarinos e bailarinas dançavam. Mas como isso funcionava? Nos vídeos abaixo, você poderá entender melhor. Eles apresentam remontagens de coreografias do século 18, registradas por Feuillet.

Vale ressaltar que a notação de Feuillet registra apenas os movimentos das pernas, o que significa que os braços dos bailarinos são "inventados" durante a remontagem das coreografias, levando em consideração o que se sabe sobre a dança daquela época. Portanto, os movimentos dos braços executados por quem dança não são, necessariamente, os mesmos utilizados na coreografia original.

Confira os vídeos e mergulhe na dança do século 18, explorando o encanto e a expressividade dos Caracteres.

Caracter Nobre (ou Sério)

O mais importante dos três, e por isso normalmente reservado para homens.

Um bailarino deste estilo deveria ser alto, longilíneo, ter um corpo proporcional, se movimentar de forma mais lenta, com graça, técnica, sutileza e suavidade.

Nada de passos mais exagerados, múltiplas piruetas, saltos muito altos ou com muitas batidas, e nem elevação exagerada das pernas do chão. Ou seja: nada que pudesse torná-lo menos preciso e limpo dançando.

Seus papéis eram de nobres, pessoas respeitáveis, e estes se movimentavam de forma contida, elegante e artificial, primando pela execução dos movimentos.

Caracter Semi-Sério

Este estilo é o meio termo entre o Nobre e Cômico, também chamado de “Demi-Caractére”.

Seus movimentos são mais velozes do que no estilo Nobre, contendo mais saltos e piruetas, feitos de forma precisa e limpa. O corpo deste(a) bailarino(a) deveria ter uma estatura mediana e uma movimentação nobre e respeitável, não necessitando ter uma figura longilínea.

Interpretava personagens do dia a dia, como pastores. 

Caracter Cômico e Grotesco

Existe quem junte esses dois Caracteres em um.

No caso do Caracter Cômico, o(a) bailarino(a) seria de estatura baixa e se movimentaria de forma animada, ágil e exagerada, com muitos saltos, piruetas e elevações de pernas, não sendo tão limpo(a) e preciso(a) quanto os outros dois estilos. Seu objetivo era ser cômico.

Já o Grotesco teria um lado mais próximo dos saltimbancos e acrobatas.

Essa divisão foi abandonada no século 19, por causa de diversos motivos, sendo um dos principais o surgimento da figura de Auguste Vestris. O abandono dessa divisão teve um papel muito importante em fazer com que as mulheres passassem a ter maior prestígio que os homens em palco.

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Com carinho, Bruna Boita Meoti
Pesquisadora e idealizadora do Projeto Oriri
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