Era uma vez uma menina que nasceu no ano em que as mulheres estrearam nos palcos da Ópera de Paris, em 1681 - sou eu, Françoise Prévost.
Vim ao mundo em uma família pobre, mas tive a sorte de ter meu pai trabalhando na Ópera de Paris. Isso me possibilitou começar a dançar muito jovem, e a paixão pela dança floresceu dentro de mim, transformando-me em uma das bailarinas e coreógrafas mais renomadas do século 18.
Minha obra tinha um poder único, capaz de levar o público às lágrimas. Eu não apenas dominava a técnica, mas também me entregava por completo à interpretação, trazendo à vida as coreografias e transmitindo a emoção dos personagens. Aos 30 anos, alcancei o posto de Premier Sujet na Ópera de Paris, o mais alto para uma bailarina naqueles tempos.
Ao assumir essa posição, minha vida mudou. Além de um salário mais generoso, fui agraciada com o privilégio de criar minhas próprias coregrafias. A partir desse momento, tornei-me não apenas uma grande bailarina, mas também uma respeitada professora e coreógrafa.
Em minha obra coreográfica mais famosa, intitulada "Os Personagens da Dança" (Les Caractéres de La Danse), eu explorava o tema do amor, interpretando diferentes personagens em pequenos solos. Esses solos marcaram a estreia de talentosas bailarinas, como Marie Sallé e Marie Camargo, que também foram minhas alunas.
Com meu estilo revolucionário, ajudei a redefinir a dança nas décadas seguintes, abrindo caminho para a visibilidade da mulher nessa arte e semeando as bases para o desenvolvimento do ballet de ação.
Se quiser saber mais sobre mim e sobre outras mulheres incríveis, acessa o e-book no botão abaixo 🥰
Foi um prazer te conhecer!
Projeto Cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Processo FCC 2920 / 2022.