Oi, me chamo

Marie Sallé

É um prazer te conhecer ❤️

Leia o e-book

Você já deve ter ouvido falar das famosas cartas de Noverre, as quais revolucionaram o mundo da dança. Mas talvez não saiba que muitas das ideias presentes nessas cartas já haviam sido testadas por mulheres, como eu, Marie Sallé.

Esta é a minha história, a história de uma mulher à frente de seu tempo, pois foram muitas das minhas ideias que ajudaram a moldar a dança clássica como é conhecida hoje!

Nasci em 1707, em uma família de artistas de rua, e comecei a me apresentar muito jovem, aos 9 anos, ao lado do meu irmão, nos teatros de rua da Inglaterra.

Além disso, estudei dança na França e, anos mais tarde, fui aluna de Françoise Prévost. Aos 20 anos, estreei na Ópera de Paris e me tornei uma renomada bailarina na França, onde foi criado um cargo máximo para mim, e para Marie Camargo. As pessoas costumam nos colocar como grandes rivais, mas essa imagem foi cuidadosamente criada para gerar mais dinheiro para a companhia, enchendo os teatros.

Uma de minhas grandes obras é "Pigmalião" (Pygmalion). Nela eu interpretava uma estátua grega que ganhava vida. Essa obra estreou 30 anos antes das cartas de Noverre serem publicadas.

Nessa obra, decidi abandonar as tradicionais saias pesadas, perucas, joias, máscaras e adereços, optando por uma simples túnica e cabelos soltos. Além disso, na coreografia, foquei em movimentos que contavam a história, utilizando a linguagem corporal para me expressar, em vez das palavras (como era comum de acontecer na época). Esses elementos acabaram por se tornar a base do Ballet de Ação de Noverre. Eu e ele éramos muito amigos, mas não posso continuar escondendo este segredo: ele se baseou nas minhas obras e feitos.

Além das contribuições para o Ballet de Ação, desempenhei um papel fundamental para trazer o Caráter de Dança Nobre para o universo feminino, dando um toque de leveza e sensualidade para um estilo de dança que, por ser predominantemente masculino, era extremamente formal e pouco natural.

Se quiser saber mais sobre mim e sobre outras mulheres incríveis, acessa o e-book no botão abaixo 🥰

Foi um prazer te conhecer!

Descubra mais no e-book
Animação Marie Sallé

Sou eu 🤩

Assista a animação e descubra como minha ousadia e paixão moldaram o balé clássico.

Venha me prestigiar ❤️

Assista Agora!

Projeto Cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Processo FCC 2920 / 2022.

Siga O Projeto Nas Redes Sociais