Esta é a minha história, a história da primeira mulher a coreografar um ballet completo para a Ópera de Paris. Meu nome é Thérèse Elssler.
Aliás, se você acha que já ouviu esse sobrenome antes, acertou! Sou a irmã mais velha de uma das maiores bailarinas de todos os tempos: Fanny Elssler.
Aqui está um segredo: Fanny conquistou esse título graças à minha criatividade, esperteza e visão de negócios.
Nascemos na Áustria, em 1808 e 1810, e dançávamos juntas. Em nossos duetos, Fanny assumia o papel principal e eu o papel masculino. Muitas dessas coreografias eram criações minhas.
Aproveitei o prestígio que ambas conquistamos para me tornar a primeira mulher a coreografar um ballet completo para a Ópera de Paris: "A Gaiola de Pássaros" (La Volière).
A narrativa dessa peça foi inspirada em nossa própria experiência de vida: uma irmã mais velha tentando proteger a mais nova dos perigos do mundo masculino. Isso foi o que fiz durante toda a minha vida, protegendo e ajudando Fanny a alcançar o reconhecimento que ela tem hoje.
No entanto, meus próprios feitos e obras foram esquecidos com o tempo. No final, decidi parar de dançar e me tornei uma princesa ao me casar com um príncipe.
Estou feliz em poder resgatar um pouco da história dos meus feitos e obras, e se você quiser saber mais sobre mim e outras mulheres incríveis, é só acessar o e-book disponível no botão abaixo 🥰
Foi um prazer te conhecer!
Projeto Cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Processo FCC 2920 / 2022.