Século 17 e 18
Nesse período, vamos falar em específico sobre a França, que era considerada o grande polo da dança. As personagens de nossa pesquisa que viveram nesse período são Françoise Prévost e Marie Sallé.
Os espetáculos eram bem diferentes daqueles que temos hoje, eles misturavam dança, música, poesia, maquinário, teatro para criar grandes obras. A dança se inseria como algo secundário, dependendo muito dos figurinos e da poesia cantada (ou fala) para passar uma mensagem, não carregando a história para frente.
A técnica clássica também era muito diferente da que temos hoje. Com movimentos mais contidos, pernas pouco elevadas, saltos baixos, braços que dificilmente se elevavam acima da cabeça. Essa técnica hoje conhecemos como dança barroca.
Veja os vídeos abaixo, eles mostram como eram os espetáculos franceses desse período, e como era a dança barroca.
1675
Atys
Obra de Jean-Baptiste Lully. Esta remontagem ajuda a entendermos como eram os ballets do século 17: obras que iam muito além da dança, que tinham em sua programação música, poesia, maquinário. Muitas vezes deixando a dança como elemento secundário, com grandes trechos cantados, intercalados por trechos dançados (que parecem servir como respiros).
1697
L'Europe Galante
Obra de Louis Pécour. Ainda temos um espetáculo muito parecido com o de Lully, de 1675, onde a dança se insere praticamente como elemento secundário, sem necessariamente levar a narrativa para a frente. Bailarinos e bailarinas não necessariamente expressavam emoções, mas buscavam executar seus passos com domínio técnico e clareza. A técnica era mais importante que o sentimento que causa o movimento.
O Rei Sol
Este próximo vídeo é um trecho de um filme chamado O Rei Dança (2000), de Gérard Corbiau. A coreografia é de uma grande pesquisadora da dança barroca, Béatrice Massin. Nessa cena é possível perceber como a dança dependia muito da música, poesia ou fala para passar sua mensagem. Assim como a importância e imponência dos figurinos.
Dança Barroca
Nesses próximos vídeos é possível perceber como era a dança barroca. Muitas coreografias desse período chegam até nós por causa da notação de Beauchamps-Feuillet.
Algumas características da Dança Barroca que a diferenciam grandemente da técnica do ballet que surge no século 19, e que é usada hoje em dia, são:
🔹 Pernas pouco elevadas;
🔹 Braços que não sobem acima da cabeça;
🔹 Saltos que se afastam pouco do chão;
🔹 Oposição de braços e pernas;
🔹Saltos eram mais comuns para homens do que para mulheres;
🔹Rotação dos pés para fora (en dehors) de até 45 graus;
🔹Evitar formar ângulos, por isso os pés, pernas e braços não se esticam completamente.
Veja se consegue perceber essas características nos vídeos abaixo 😉
Com carinho, Bruna Boita Meoti
Pesquisadora e idealizadora do Projeto Oriri
06/07/2023
Projeto Cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Processo FCC 2920 / 2022.